REDE CALEIDOSCÓPIO - SOBRE

 

Em 2021, após um ano do Encontro Nacional de Centros, Grupos e Núcleos de Pesquisa, foi criada a Caleidoscópio: Rede Nacional de Estudos e Pesquisas Feministas, Transfeministas, Antirracistas, Interdisciplinares e Decoloniais. Ela é resultado do trabalho conjunto com diversos atores situados em instituições de ensino e pesquisa brasileiras.


 
A Rede Caleidoscópio tem como função primordial articular institucional e politicamente, em âmbito nacional, a área de estudos e pesquisas em gênero, sexualidade, feminismos e transfeminismos, de modo interdisciplinar, antirracista, crítico do capitalismo neoliberal e suas práticas de extermínio, as quais incidem nos modos de organização, produção e circulação de conhecimento.

 

Foi a partir dessa experiência interinstitucional, que integrantes submeteram uma proposta ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para a criação de um novo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), que carrega o mesmo nome da Rede Caleidoscópio.

 

Atualmente, participam do Conselho Executivo da Rede as pesquisadoras, Joana Maria Pedro (IEG/UFSC), Karla Bessa (PAGU/UNICAMP), Maíra Kubik (NEIM/UFBA), Silvia Lúcia Ferreira (NEIM/UFBA).

 

Para saber mais sobre as ações da Rede, acesse @redecaleidoscopiofeminista